IV Cavalgada do povoado de Campos reune aproximadamente 100 cavaleiros
Tradição e cultura na região tocantina, as cavalgadas são grandes festas que reúnem cavaleiros e amazonas em um desfile, onde a organização, trato e ornamentação dos animais contam pontos para premiações em um dia de festa e confraternização. Assim foi a IV Cavalgada do povoado de Campos, no município de Goiatins (TO). Com o apoio do Consórcio Estreito Energia – Ceste, da Prefeitura Municipal e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o evento reuniu aproximadamente 100 cavaleiros e amazonas.
Joaquim Guimarães da fazenda Arreio de Ouro, povoado de Itacajá (TO), diz participar de todas as cavalgadas próximas à região e que seu grupo, composto por 35 cavaleiros, veio preparado para vencer a competição. “Na verdade a rivalidade é uma grande brincadeira entre os grupos. Embora a gente queira ganhar o prêmio, estamos aqui pela festa”, disse.
Na cavalgada de Campos a premiação foi dividida em, 1°, 2° e 3° lugar geral, onde conta a organização e apresentação do grupo, bem como a ornamentação dos animais e mais uma premiação individual pelo animal mais belo e paramentado. Ao final do evento e, após belas apresentações, o grupo de Itacajá se sagrou campeão com o 1° lugar da competição, com as comitivas do povoado de Alto Lindo e do município de Barra do Ouro em 2° e 3° lugares respectivamente.
De acordo com um dos organizadores do evento, Domingos Sousa Aguiar, da fazenda São José – povoado de Campos, a cavalgada surpreendeu pela quantidade de participantes. “Ficamos felizes em contar mais uma vez com o apoio do Ceste e o resultado está aí com uma bela festa e um número crescente de participantes a cada ano”, avalia.
Para a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, o apoio a cavalgadas realizadas em municípios e povoados da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito, faz parte da política de incentivo e fomentos às atividades culturais e turísticas da região. “Ficamos felizes e honrados em poder contribuir com a realização de eventos que valorizam a cultura local, a exemplo da cavalgada do povoado de Campos”, ressalta.