Segurança de Barragem
Cuidado que faz a diferença
No CESTE, o cuidado com a gestão operacional da barragem está alinhado às melhores e mais rigorosas práticas de segurança. A gestão destes ativos está integrada com ações próximas às comunidades e às Defesas Civis. Toda a usina possui equipes dedicadas à segurança das estruturas e da população da área de influência operacional, garantido a tranquilidade e o bem-estar de quem mora nessa região
Cultura de prevenção
Construindo uma cultura prevencionista, o CESTE atua junto com as Defesas Civis para implementação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNPDEC (Lei 12.608/2012) da Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e n° 14.066/2020) nas comunidades onde a usina está inserida. A segurança de barragens e diques é estabelecida pelo Plano Nacional de Segurança de Barragens, que estabelece uma série de diretrizes, como o planejamento de uma ação preventiva nas áreas de influência operacional das usinas, como você vê abaixo.
O que é uma ação preventiva?
A ação preventiva é uma forma de garantir a proteção e o bem-estar dos moradores da região próximas à usina. Nessas áreas, o risco de cheias e desastres naturais é maior, por isso a usina junto com as Defesas Civis trabalham na prevenção desses eventos, se preparando para garantir a segurança da população em uma eventual situação real.
Por que a ação preventiva é tão importante?
Com a ação preventiva, a Defesa Civil pode identificar possíveis problemas, antes que isso aconteça. Assim, tem tempo suficiente para retirar os moradores, planejar rotas de fuga, encontrar lugares onde as pessoas possam ficar em segurança e muito mais.
Quem faz as ações?
Todas as ações são feitas pela Defesa Civil, com o apoio do CESTE.
Como a Defesa Civil e a usina agem?
Plano de contingência
A Defesa Civil está sempre antecipando possíveis situações de riscos para melhor proteger a população com um plano de contingência, que conta com ações rápidas que podem salvar vidas em desastres e emergências.
Plano de ação de emergência
Assim como a Defesa Civil, a Usina Hidrelétrica Estreito Energia também se prepara para situações de risco e emergência. Com a ajuda de engenheiros e profissionais, a UHE Estreito - ESTREITO usinas tem um plano de ação para ser usado em parceria com a Defesa Civil e as autoridades, em casos de problemas e adversidades na barragem.
Como a ação preventiva será feita?
A ação preventiva será feita em 3 etapas.
1ª etapa
Cadastramento
Uma equipe de cadastradores da usina em parceria com a Defesa Civil devidamente identificados, irá visitar os moradores da região para cadastrá-los, registrando os seus endereços e informações pessoais. A colaboração de todos é muito importante, pois sem essas informações não há como planejar a ação que irá proteger a população.
Importante!
Todas as estruturas da Usina Hidrelétrica Estreito atendem plenamente aos fatores de segurança exigidos pela legislação e encontram-se em estado normal de estabilidade, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL