Treinamento pelo NATURATINS com participação do CESTE
Com a aproximação do período de estiagem, o cenário exige ações de prevenção e combate às queimadas. Pensando nisso, o NATURATINS, entre os dias 16 a 18 de maio, promoveu treinamento com a equipe de Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MONAF), localizado em Filadélfia/TO.
O treinamento foi conduzido pelo Instituto Natureza do Tocantins (NATURATINS) e Defesa Civil Municipal de Filadélfia, e contou com presença do CESTE.
A capacitação das brigadas tem objetivo geral de qualificar os profissionais para que estejam aptos não só para terem ações de prevenção e de combate aos incêndios de forma ágil e correta, como também terem conhecimentos sobre a Unidade de Conservação em que atuam, auxiliando na manutenção da mesma, em suas diversas formas.
O Consórcio Estreito Energia (CESTE), em conformidade ao termo de compensação ambiental, apoia iniciativas como essa, destinando recursos como: doação de equipamentos de proteção individual e coletiva, além de equipamentos de combate à incêndio.
Termo de Compensação Ambiental
Firmado em agosto de 2021, o termo faz parte do compromisso de Compensação Ambiental assumido pelo CESTE, definida pela Lei Federal n° 9.985/2000 - Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC, e pelo disposto pelo Comitê de Compensação Ambiental Federal.
Segundo esse compromisso, ao todo serão destinados mais de 4,7 milhões de reais para as Unidades de Conservação Ambiental situadas no estado do Tocantins, em destaque, o MONAF Monumento Natural das Árvores Fossilizadas, localizado no município de Filadélfia/TO, além da criação da Unidades Mesas de Babaçulândia, localizada no município de mesmo nome, ambas na área de abrangência da UHE Estreito.
Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Tocantins (MONAF)
O MONAF é considerado a maior Unidade de Conservação da categoria “Monumento Natural”, obtendo essa classificação pela existência de sítios paleontológicos naturais, raros e singulares, onde são encontrados fósseis de árvores pré-históricas da flora Permiana, com idade entre 252 a 295 milhões de anos atrás, último período da era Paleozoica.
Juntos Geramos Mais Preservação!