Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água

A vida no planeta só é possível graças à presença de água. Assim, cuidar desse recurso é fundamental para a nossa sobrevivência. E é pensando nisso, que o Consórcio Estreito Energia – CESTE desenvolve atividades para a preservação desse bem natural.
Acreditando na formação das futuras gerações, o CESTE desenvolve projetos de recuperação de nascentes, restauração de áreas de preservação permanente, ações de educação ambiental sobre uso consciente da água, entre outros.
Além disso, o CESTE realiza atividades de monitoramento da qualidade da água do reservatório, através da aferição dos parâmetros físico-químico e biológico, bem como executa-se o monitoramento de balneabilidade durante o período anual das praias ao longo do reservatório. Ao todo são 07 praias permanentes construídas pelo CESTE, localizadas nos municípios de Estreito/MA, Palmeiras do Tocantins/TO, Darcinópolis/TO, Babaçulândia/TO, Filadélfia/TO, Barra do Ouro/TO e Palmeirante/TO.
Essas análises objetivam avaliar a qualidade das águas nas praias, possibilitando o seu uso para o banho e atividades esportivas em suas águas, ou seja, é a qualidade das águas destinadas à recreação da população local.
Juntos Geramos mais preservação!
Origem e importância do Dia Mundial da Água
Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e tem como objetivo à ampliação da discussão sobre assuntos importantes relacionados a esse recurso natural.
No dia 22 de março de 1992, a ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos que você pode conferir abaixo:

Declaração Universal dos Direitos da Água
1- A água faz parte do patrimônio do planeta;
2 - A água é a seiva do nosso planeta;
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7 - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada;
8 - A utilização da água implica respeito à lei;
9 - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10 - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

 

Rodovia BR 230, S/N, KM 8, Zona Rural 65975-000 Estreito/MA

0800 280 9191

atendimento@uhe-estreito.com.br

Fale Conosco