UHE ESTREITO já produziu mais de um milhão de mudas de árvores nativas
Nos últimos 12 anos a UHE Estreito já produziu aproximadamente 1.200.000 (um milhão e duzentas mil) mudas de árvores nativas dos Biomas Cerrado e Floresta Amazônica, todas em seu viveiro florestal, denominado Berço da Natureza, localizado nas dependências da Usina.
O objetivo principal do Viveiro Berço da Natureza é produzir espécies nativas para doação à comunidade e a recuperação ambiental de nascentes e de áreas do entorno do reservatório. “O viveiro tem esse importante papel, além de também possibilitar a doação de mudas para a comunidade e colaborar na recuperação das nascentes. A atuação consiste basicamente na produção de mudas nativas, a partir da coleta de sementes das matrizes de 52 espécies localizadas no entorno da Usina”, explicou o gestor do viveiro, Hilquias dos Santos Silva.
Destaca-se que as doações das mudas não se restringem apenas aos 12 (doze) municípios de abrangência da UHE Estreito, havendo doações inclusive para cidades como Palmas, capital do Tocantins, e Imperatriz, no Maranhão, entre outras.
O Viveiro de Mudas “Berço da Natureza” consta do roteiro das visitas técnicas realizadas na Usina e, além disso, a equipe técnica responsável pelo viveiro realiza palestras e cursos para a comunidade, voltados para o manuseio e plantio das mudas.