Comunicado de Vazão

Comunicado de Vazão

Nota sobre Operação da Usina Hidrelétrica Estreito

Estreito/MA, 08 de janeiro de 2022.

O Consórcio Estreito Energia informa que, devido às intensas chuvas ocorridas nas últimas duas semanas em toda a bacia hidrográfica do rio Tocantins, cujo volume já chega a 500mm, muito acima da média de 200mm para esta mesma época do ano, o volume de água que chega ao reservatório também vem aumentando significativamente.

A Usina Hidrelétrica Estreito possui um protocolo de operação hidráulica com indicação do rebaixamento do reservatório normatizada pelos órgãos de controle, sendo estes: Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e o Operador Nacional do Sistema (ONS).

Desta forma, para minimizar possíveis efeitos aos municípios acima da Usina, particularmente Carolina-MA, Babaçulândia-TO, Filadélfia-TO e Palmeirante-TO, houve necessidade de acionamento do rebaixamento dinâmico do reservatório da UHE Estreito, que consiste em rebaixar o nível de água do reservatório quando há previsão de cheias, atentando-se também para as vazões nas áreas abaixo da usina. Além de reduzir o impacto da cheia nas regiões acima da Usina, tal ação também evita variações bruscas das vazões nas regiões abaixo do reservatório.

Na situação atual, como ainda existe previsão de chuvas significativas para os próximos dias, a orientação é manter o nível do reservatório nos atuais patamares visando mitigar os impactos de eventuais aumentos das afluências motivadas pelas chuvas na bacia do rio Tocantins.

Cabe esclarecer à comunidade e demais autoridades que a condição de rebaixamento aplicada ao reservatório da UHE Estreito é o procedimento adequado para controle de vazão a mitigação de impactos às áreas de entorno, mesmo implicando na redução da capacidade geração da Usina, que tem operado em 2022, com carga média de 611 MW, o que equivale a apenas 56% da capacidade total de geração da usina. A UHE Estreito continuará atuando de maneira preventiva, reafirmando a sua prioridade de manter o reservatório no nível mais seguro para as comunidades.

O Consórcio Estreito Energia continuará monitorando a situação e informando as autoridades, por meio da Defesa Civil, objetivando uma atuação preventiva junto às comunidades, dentro das condições técnicas adequadas de operação da usina.

DÚVIDAS OU ESCLARECIMENTOS, ENTRE EM CONTATO:

http://www.uhe-estreito.com.br

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: 0800 280 9191

Rodovia BR 230, S/N, KM 8, Zona Rural 65975-000 Estreito/MA

0800 280 9191

atendimento@uhe-estreito.com.br

Fale Conosco