CESTE disponibiliza serviços de informação e orientação sobre a UHE Estreito
Da porta da sua casa, a comerciante Luiza França Miranda observa o enchimento do reservatório da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), que se encontra em estágio final. Residindo há sete meses no Município de Palmeirante (TO), ela é dona de um pequeno estabelecimento localizado em frente ao Rio Tocantins. Com a formação do reservatório, ela afirma se encantar com o novo cenário que adorna a paisagem local. “Acho lindo ver o rio subir com toda a sua beleza”, afirma.
Cheia de curiosidades sobre a Usina de Estreito e sobre o enchimento do reservatório, a comerciante tirou suas dúvidas com a equipe de mobilizadores sociais do Ceste Móvel ali mesmo, em Palmeirante, e bem próximo de sua residência.
O Ceste Móvel é um veículo estilo van, que percorre os 12 municípios da área de abrangência da UHE Estreito realizando atendimento de forma itinerante às populações das zonas urbanas e rurais. Ele conta com um espaço adaptado para o atendimento, recursos audiovisuais modernos, incluindo um alto-falante externo, TV e DVD para veiculação de vídeos institucionais, além de um gerador de energia que garante o funcionamento dos equipamentos.
Para dona Luiza, as informações complementares sobre o nível da água durante a finalização do enchimento do lago foram muito úteis e satisfatórias. “Gostei muito. Além de receber mais orientações, ainda pude levar um jornal informativo sobre a Usina de Estreito”, ressaltou.
Buscando notícias sobre o processo de enchimento do reservatório junto ao Ceste Móvel, o mecânico Pedro Maurício de Paiva encontrou no ‘Centro de Informações Itinerante’ as respostas que procurava. Ele afirma já conhecer o serviço de informações do Consórcio Estreito Energia. “É bom este serviço de auxílio, porque tira nossas dúvidas”, lembrou.
Informações nos domicílios
Além do Ceste Móvel, os moradores dos municípios localizados na área de abrangência da Usina de Estreito podem contar também com os técnicos da equipe de Mobilização Social, que realizam visitas domiciliares levando orientações e prestando esclarecimentos.
Na Fazenda Inhumas, no Município de Filadélfia (TO), a proprietária Marilene Souza Santos recebeu as informações necessárias sobre o procedimento a ser tomado caso haja registro de algum animal silvestre ou peçonhento na propriedade. “Ainda não avistamos nenhum animal, mas caso aconteça, já saberemos como proceder”, assegura.
Morador da mesma propriedade rural, o aposentado José Luz de Almeida ressalta a importância das visitas e também da distribuição de material ilustrativo. “Gosto de receber os jornais porque eles trazem muitas coisas importantes para nós. Além disso, gosto das visitas do pessoal do Ceste”, frisou.
Para a Diretora de Socioeconomia do Ceste, Norma Villela, os mecanismos de comunicação adotados pelo Ceste refletem a preocupação do mesmo em manter informada a comunidade com a qual o Consórcio se relaciona. “Toda dúvida precisa ser esclarecida. Para isso, contamos com os serviços de comunicação, que consideramos imprescindíveis”, afirmou. Ela destaca que essa oferta de serviços ocorre desde 2003 quando o primeiro Centro de Informação começou a atender em Carolina (MA).
0800, internet e Centros de Informação
Outras ferramentas de atendimento utilizadas pelo Consórcio Estreito Energia são os quatro Centros de Informação (CIs) localizados nos Municípios de Carolina e Estreito (MA) e Babaçulândia e Filadélfia (TO), um sistema gratuito de esclarecimentos, através do telefone 0800 280 9191, e a internet, por meio do site www.uhe-estreito.com.br.
Nos Centros de Informação, o visitante pode obter informações sobre o empreendimento e também saber sobre o enchimento do reservatório, entre outros.
Atendimentos da Comunicação Social
- Centros de Informação: 18.551 atendimentos
- CESTE Móvel: 13.718 atendimentos
- Mobilização social: 15.794 visitas
- 0800: 2.248 atendimentos
- Website: 543 atendimentos
- Boletins Informativos: 29 edições