Ceste ratifica projeto do Complexo Pesqueiro no Ministério de Pesca e Aquicultura

Ceste ratifica projeto do Complexo Pesqueiro no Ministério de Pesca e Aquicultura

Em reunião com a ministra de Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti realizada no dia 26 de maio, o presidente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), José Renato Ponte, reafirmou o compromisso do empreendedor da Usina Hidrelétrica Estreito de apoiar e fomentar a atividade pesqueira na região. O encontro ocorreu na sede do Ministério, em Brasília (DF), e contou ainda com a participação do diretor de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Ceste, Dimas Maintinguer.

Na ocasião, José Renato Ponte apresentou à ministra Ideli Salvatti o projeto do Complexo Integrado da Pesca (CIP), assim como os benefícios que ele proporcionará aos pescadores e população da área de abrangência da Usina de Estreito, entre eles agregar valor ao produto da pesca de maneira sustentável.

“O encontro foi muito proveitoso, porque tivemos a oportunidade de mostrar à ministra Ideli Salvatti, como tem sido o processo de implantação do projeto: com diálogo, transparência e em parceria com as Colônias de Pescadores”, destacou José Renato Ponte.

Orçado em R$ 4,8 milhões, o CIP conta com o apoio do Governo Federal, por meio do Ministério de Pesca e Aquicultura e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Esse compromisso foi oficializado por meio de um Termo de Cooperação assinado por estes órgãos e o Ceste, em julho de 2010 e ratificado na presença do Presidente Lula durante sua visita ao empreendimento no final do ano passado.

O projeto foi elaborado por uma equipe de consultoria pertencente ao Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), coordenada pelo professor Gustavo Nunan, a partir de pesquisas de ictiofauna e informações coletadas com os próprios pescadores. E ao ser concluído, foi apresentado aos representantes das Colônias de Pescadores para avaliação e anuência.

Hoje, as estruturas que integram o CIP estão com as obras avançadas e um comitê foi criado para fazer a gestão da implantação deste projeto inovador no Setor Elétrico Brasileiro. São integrantes dessa comissão como titulares e suplentes (quatro vagas de cada), representantes do Ceste, MPA e pescadores – por meio das Colônias de Pesca. Além destes, participam na condição de ouvintes o Ibama, Museu Nacional/RJ, Agência Nacional de Águas (ANA), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) e o Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem (Gaia).

Rodovia BR 230, S/N, KM 8, Zona Rural 65975-000 Estreito/MA

0800 280 9191

atendimento@uhe-estreito.com.br

Fale Conosco