Presidenta Dilma inaugura Usina Hidrelétrica Estreito

Presidenta Dilma inaugura Usina Hidrelétrica Estreito

A Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito), construída pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), foi inaugurada na última quarta-feira com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff. O empreendimento que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC2 do Governo Federal está localizado no Rio Tocantins, na divisa dos estados do Maranhão e Tocantins. A hidrelétrica tem uma capacidade total de 1.087 MW de energia, o suficiente para atender a demanda de uma cidade com 4 milhões de habitantes. O empreendimento construído pelo Ceste é formado pelas empresas GDF SUEZ-Tractebel Energia (40,07%), Vale (30%), Alcoa (25,49%) e Intercement (4,44%).

Durante a solenidade de inauguração, além de expressar felicidade pela conquista da região com a entrega do empreendimento, a presidenta Dilma incluiu no seu discurso os benefícios gerados para as comunidades locais, presente nos 12 municípios inseridos na área de abrangência da Usina. “Estou feliz de estar na região que abrange Maranhão e o Tocantins, dois espaços importantes para o cenário de energia no Brasil. O país precisava voltar a investir em fornecimento de energia elétrica, e foi o que essas empresas fizeram por meio do consórcio formado. Ressalto que além de energia, existe os investimentos sociais realizados por meio do empreendimento”, relatou a presidenta.

O benefício ao país, citado por Dilma, ocorreu após a construção e implantação da Hidrelétrica, realizado em cinco anos, com a criação de 36 mil empregos diretos e indiretos. Dos empregos diretos, 85% foram captados na própria região, sendo que mais de quatro mil desses profissionais foram capacitados pelo Consórcio. Conta-se também os investimentos sócio-ambientais que contribuíram para mitigar os impactos e promover o desenvolvimento de toda a região onde está situada a Hidrelétrica.

O presidente do Ceste, Carlos Castanho, enfocou a importância do fornecimento de energia elétrica para o Brasil, por meio da produção da Usina de Estreito, e ainda ressaltou que o empreendimento exerce o papel de promover o desenvolvimento social. “O empreendimento é mais que um fornecedor de energia, ele é inclusão e desenvolvimento social. Paralelo às oportunidades que surgiram junto ao empreendimento, nós estamos disponibilizando ao Sistema Interligado Nacional 1.087 MW, energia essa suficiente para abastecer uma cidade com 4 milhões de habitantes”, ressaltou.

Além de autoridades do governo federal e dos governos dos estados do Tocantins e Maranhão, os presidentes das quatro consorciadas que compõem o Ceste, também estiveram presentes na inauguração.

Rodovia BR 230, S/N, KM 8, Zona Rural 65975-000 Estreito/MA

0800 280 9191

atendimento@uhe-estreito.com.br

Fale Conosco