CESTE inaugura Entreposto de Mel em Palmeirante/TO

CESTE inaugura Entreposto de Mel em Palmeirante/TO

A produção de mel na região nordeste do estado do Tocantins recebeu forte impulso para se tornar mais uma importante fonte de geração de renda para famílias rurais. No dia 31 de julho, o CESTE (Consórcio Estreito Energia) e a Associação dos Produtores Rurais de Palmeirante/TO inauguraram o Entreposto de Mel do município, obra que faz parte do ISE (Investimento Social Estreito), programa realizado pelo CESTE que visa à execução de ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento regional sustentável da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito. “É sempre gratificante inaugurar uma obra que vai ajudar a melhorar a vida das pessoas”, destacou a coordenadora de campo do ISE, Elizabeth Pacífico. “Para o CESTE, isso é motivo de orgulho e satisfação”, complementou.

A solenidade de inauguração contou com a presença de aproximadamente 60 pessoas, entre secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e representantes da Federação Tocantinense de Apicultura, do Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins) e do GAIA (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem), entidade contratada pelo CESTE para realizar a gestão técnica dos projetos do ISE.

O Entreposto vai receber, envasar e encaminhar ao mercado o mel silvestre “Cerrado Doce”, coletado por cerca de 200 apicultores de 19 municípios tocantinenses, proporcionando infraestrutura adequada para fortalecer a apicultura na região. “Com todas essas condições, queremos aumentar a produção atual de 40 toneladas por ano para 100 toneladas até o fim do ano que vem”, estima o presidente da Associação, José Geraldo de Azevedo.
Construído com recursos do ISE, repassados pelo CESTE e financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), o Entreposto de cidade de Palmeirante/TO será o primeiro no estado do Tocantins a ostentar o Selo de Inspeção Federal (SIF), cuja certificação deverá ser feita nas próximas semanas. O SIF é um atestado de que o produto atende aos padrões de higiene e qualidade, o que possibilita sua comercialização em mercados mais competitivos. “Assim que recebermos o SIF, nosso mel poderá ser vendido no Tocantins, no Brasil e até no exterior”, comemora José Geraldo.

O presidente da Federação Tocantinense de Apicultura, Antonildo Medeiros, também presente à solenidade de inauguração, fez questão de ressaltar a importância da iniciativa e agradecer o CESTE por concretizar a obra. Segundo ele, o fato de ser o primeiro e único Entreposto de Mel do estado a ter o SIF é uma condição privilegiada e deverá motivar outras famílias a investir na produção de mel. “Em reconhecimento ao apoio do CESTE, nós temos a obrigação de fazer esse Entreposto de Mel ser um diferencial na nossa atividade econômica”, destacou.

Rodovia BR 230, S/N, KM 8, Zona Rural 65975-000 Estreito/MA

0800 280 9191

atendimento@uhe-estreito.com.br

Fale Conosco