CESTE prioriza saúde preventiva

CESTE prioriza saúde preventiva

A distribuição de medicamentos contra verminoses foi a estratégia adotada pelo CESTE – Consórcio Estreito Energia, para fortalecer a saúde preventiva dos moradores de reassentamentos rurais e núcleos de cartas de crédito implantados pela empresa nos municípios de Barra do Ouro e Babaçulância, no estado do Tocantins, e também em Carolina, no Maranhão. Executada pela Inmed Brasil, a ação social tem por objetivo foi proporcionar condições para as famílias rurais se prevenirem de verminoses popularmente conhecidas como lombriga, solitária, amarelão e outros.

No município de Barra do Ouro/TO, 46 pessoas dos núcleos de cartas de crédito Ressaca e Aprazível foram medicadas durante a ação social ocorrida no dia 7 de agosto. Já em Carolina/MA, os medicamentos foram distribuídos no dia 8 de agosto para 86 moradores dos núcleos Canto da Lagoa e Anajá.

Em Babaçulândia/TO, a distribuição dos medicamentos foi realizada em duas etapas. A primeira ocorreu nos dias 10 e 11 de julho e 147 moradores dos reassentamentos rurais coletivos Bela Vista, Baixão e Santo Estevão, além do núcleo de carta de crédito Estrela Dalva, foram medicados. Já a segunda etapa foi realizada no dia 9 de agosto. Na oportunidade, 131 pessoas residentes nessas comunidades receberam medicação. Ao todo, portanto, 278 pessoas foram beneficiadas.

Na cidade de Babaçulândia/TO, a iniciativa contou com o apoio das Secretarias de Saúde e de Educação e, nesta segunda etapa, até o prefeito Franciel de Brito fez questão de participar. Além de receber medicamentos, as famílias também assistiram a palestras sobre educação sanitária e hábitos de higiene, uma vez que as verminoses são transmitidas por alimentos contaminados, frutas e verduras mal lavadas, água contaminada, carnes cruas ou mal cozidas, mãos sujas, objetos contaminados e outros. A higiene pessoal, portanto, é fundamental para evitar as verminoses.

A distribuição de medicamentos em comunidades é mais uma ação promovida pelo CESTE, em parceria com a Inmed Brasil, através do projeto “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”. A ação social também conta com o apoio do GAIA – Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem, ONG contratada pelo CESTE para desenvolver projetos sociais na região.

Rodovia BR 230, S/N, KM 8, Zona Rural 65975-000 Estreito/MA

0800 280 9191

atendimento@uhe-estreito.com.br

Fale Conosco