10ª Copa CESTE de Futsal mobiliza centenas de atletas em Estreito
As equipes Milan e Vila Real protagonizaram o início da 10ª Copa CESTE de Futsal, em Estreito, na noite da última terça (02). Os atletas do Vila Real saíram vencedores da partida, cujo resultado foi 2 x 1. Os jogos seguem até a sexta-feira (05), no Ginásio Poliesportivo Duartinho, quando serão realizadas as finais do torneio, que terá como preliminar uma partida de futsal feminino. A Copa Ceste de Futsal, que ocorre nos 12 municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito, integra a política de incentivo ao esporte amador idealizada pelo Consórcio Estreito Energia - CESTE e é realizada em parceria com as prefeituras municipais e o Serviço Social da Indústria do Tocantins (Sesi-TO).
A 10ª edição da Copa CESTE já se consagra como a maior já realizada: 20 equipes foram inscritas, concentrando 200 atletas (10 em cada time). Na noite de segunda-feira, representantes das 20 equipes inscritas no torneio estiveram reunidos em Estreito, participando do Congresso Técnico da Copa CESTE de Futsal, quando foram sorteadas as duas Chaves (A e B) e esclarecidas as diretrizes do evento esportivo. Na ocasião, também fizeram o registro dos nomes das equipes, livremente escolhidos por eles. Os atletas estão divididos em duas categorias, Sub-15 (12 a 15 anos) e Adulto (sem limites de idade) e as finais serão disputadas entre os primeiros de cada Chave.
“A Copa CESTE de Futsal tem demonstrado ser um grande momento da política de incentivo ao esporte promovida pelo CESTE. É sempre muito gratificante ver o entusiasmo das pessoas que atendem ao convite e participam dessa saudável competição”, comenta a Gerente de Projetos Econômicos do CESTE, Cassandra Gelsomino Molisani. Ela acrescenta que em 2009, exatos 1.370 atletas amadores participaram dos campeonatos, que mobilizaram 137 equipes. “Esperamos que a proposta se multiplique e o esporte ganhe espaço ainda maior na região”, ressalta.
Destaque – Durante a realização da segunda partida da Copa CESTE, Botafogo x Virgílio, o time alvinegro chamava a atenção da arquibancada. O motivo: quem conduzia a equipe eram duas mulheres.
Rosangela Dias Carneiro e Sônia Maria Dias Carneiro, ambas 29, além do fato de serem primas, têm em comum a paixão pelo futebol e pelo time de Manoel Francisco dos Santos, o “Mané Garrincha”. As duas integram uma das equipes de Futebol Feminino que irá fazer a partida preliminar no Ginásio Poliesportivo Duartinho, na noite de sexta-feira, quando serão conhecidas as equipes campeãs da 10ª Edição da Copa Ceste.
As duas elogiam a iniciativa do Ceste de promover a competição, por ver nela uma oportunidade para os jovens se envolverem mais com o esporte. “Esses meninos que treinamos são nossos vizinhos e também jogam com a gente. Sabemos como o esporte é importante e estamos sempre incentivando a prática, principalmente do futebol, que é o que mais gostamos”, comentou Sônia Maria. O final da partida Botafogo x Virgílio terminou com a vitória do Virgílio por 2 x0.