Cursos promovidos pelo Ceste na área do turismo qualificam mão de obra no Sul do Maranhão

Como parte do Plano de Oportunidades de Investimentos para o Turismo, que busca contribuir com o desenvolvimento e consolidação do setor turístico na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) promoveu 17 cursos de capacitação em Carolina e Estreito. A ação foi realizada em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Empresas (Sebrae), Marinha do Brasil e as prefeituras municipais.

Empreendedorismo, administração hoteleira, atendimento e prática comercial/ vendas, culinária – ajudantes de cozinha, culinária - chefes de cozinha, formação de guia turístico, garçom, marketing turístico, recepcionista de hotel e pousadas e recreacionista (ministrados pelos Sebrae) e mecânico de motores e manutenção de embarcação de pequeno porte, piloto de barco (ministrados pela Marinha) integram a lista de cursos ofertados nos dois municípios maranhenses. Ao todo, 358 profissionais foram capacitados em Carolina e Estreito (MA).

A professora de escola municipal de Estreito, Olindina Ribeiro, conquistou a sua Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) - documento que comprova a habilitação do portador em conduzir embarcações - após participação em curso e lograr êxito numa prova aplicada pela Marinha.

“Sou filha de pescadores (pai e mãe) que sempre navegaram sem qualquer documentação e na ilegalidade. Hoje, eu e meu irmão, começamos a mudar essa parte da história de nossa família”, relatou.

A dona de lanchonete, Márcia Cristina Silva Lages, também viu nessas capacitações a oportunidade de aprendizado e incremento de sua atividade comercial.

“Estou muito feliz com o resultado do curso. Comecei a aplicar os conhecimentos na minha lanchonete e já vejo os bons resultados obtidos: como aprendi a fazer receitas novas e administrar melhor o lucro, o negócio se tornou mais rentável”, assegura a empreendedora que já participou de outros cursos de capacitação promovidos pelo Ceste.

Professora do Ensino Fundamental, Maria Soraia Fernandes Soares fez o curso de Recreacionista, que é o profissional capacitado para trabalhar com crianças e jovens usando atividades lúdicas e de educação física. “A partir dessa capacitação, pude melhorar minhas atividades em sala de aula”, destacou.

A gerente de projetos econômicos Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, ressaltou que essas capacitações são resultados de um amplo levantamento feito pelo Ceste, onde foram identificados os potenciais de cada um dos municípios da área de influência direta da Usina de Estreito. “Feito isso, iniciamos a capacitação das pessoas para que possam tirar melhor proveito das oportunidades dos novos negócios que têm surgido a partir da implantação do empreendimento na região”, explicou.

Segundo o técnico do Sebrae, Alfredo Alves, hoje os alunos que participam dos cursos ofertados pelo Ceste têm conseguido assegurar vagas no mercado de trabalho local. “Recentemente, fomos procurados por um empreendedor local que buscava mão de obra qualificada. Não tivemos dúvida em encaminhar a ele os participantes desses cursos”, revelou.

Para o secretário de Turismo e Meio Ambiente de Carolina, Anildo Araújo dos Santos, ações dessa natureza são de fundamental importância para o desenvolvimento sustentável das cidades. “Em Carolina, que possui um grande potencial turístico, poder ofertar prestação de serviços com qualidade vai atrair mais visitantes e, naturalmente, gerar ganhos para todos”, finalizou.

Rodovia BR 230, S/N, KM 8, Zona Rural 65975-000 Estreito/MA

0800 280 9191

atendimento@uhe-estreito.com.br

Fale Conosco