Ceste proporciona magia do cinema a municípios da área de abrangência da UHE Estreito
No âmbito de sua política de responsabilidade social e de valorização da cultura, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) promove durante todo o mês de agosto o Cine Ceste, um projeto de cinema itinerante que irá percorrer os 12 municípios da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito (UHE Estreito). As sessões são gratuitas e ocorrerão em um caminhão com toda a estrutura de um bom cinema, chamado Cinetransformer, que estará estacionado em espaços públicos. A estreia do projeto será neste domingo (1º de agosto), no município tocantinense de Darcinópolis.
De acordo com a diretora de Socioeconomia, Norma Villela, esta é mais uma ação realizada na ótica do compromisso social do CESTE com a região onde a UHE Estreito está inserida. “O cinema, que não faz parte da realidade da maioria dessas pessoas, é uma importante ferramenta de entretenimento saudável, responsável e que o Ceste volta a ofertar a estas comunidades”, completa, a diretora de Socioeconomia do Ceste referindo-se ao “Usina de Cinema”, promovido em 2008 pelo Ceste.
Em cada um dos municípios serão realizadas de três até cinco sessões diárias. A expectativa é atender mais de oito mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos, durante toda a execução do projeto no mês de agosto. As exibições ocorrerão no Cinetransformer, um caminhão que se transforma em cinema climatizado com capacidade para bem acomodar 92 pessoas. A estrutura conta com balcão para distribuição de pipoca e refrigerante e dois banheiros.
Na lista de filmes, sucessos do cinema para todas as idades: “Cristina quer casar”, “Ratatouille”, “Happy Feet: O Pinguim”, “Transformers 2”, “A Batalha dos Vegetais”, “X-Men Origens: Volverine”, “Alvim e os Esquilos 2” e “Exterminador do Futuro – A Salvação”.
No domingo, 1º de agosto, o Cine Ceste estará em Darcinópolis, tendo em sua primeira sessão, marcada para as 10h, o infantil “Happy Feet: O Pinguim”. Às 12h, entra em cena “Ratatouille”; 14h, “Alvim e os Esquilos 2”; 16h tem “Transformers 2” e às 18h, encerrando a programação do dia, o nacional “Cristina quer casar”.
O projeto Cine CESTE será executado por meio da Cepar Cultural, empresa de assessoria cultural, em parceria com as Prefeituras Municipais, por meio das Secretarias de Educação e Cultura.
Usina de Cinema – Esta não é a primeira vez que o Ceste realiza um projeto que envolve a magia da sétima arte. Em 2008, o empreendedor da Usina de Estreito promoveu o “Usina de Cinema”, que atendeu 2.800 expectadores nos municípios de Babaçulândia, Filadélfia e Darcinópolis, no Tocantins; e em Carolina, no Maranhão.
Já com essa experiência, a expectativa em relação ao Cine Ceste é a melhor possível. “Não temos dúvidas de que o Cine Ceste será um sucesso de público!”, comenta a diretora de Socioeconomia, Norma Villela.
Segue a data da programação do Cine Ceste nos municípios, durante o mês de agosto.
- Darcinópolis (TO) - 1º (domingo)
- Canteiro de Obras (Estreito) – 3 (terça), 4 (quarta) e 5 (quinta)
- Estreito (MA) – 6 (sexta), 7 (sábado) e 8 (domingo)
- Arguianópolis (TO) – 10 (terça)
- Palmeiras do Tocantins( TO) – 11 (quarta) e 12 (quinta)
- Babaçulândia (TO) – 14 (sábado) e 15 (domingo)
- Palmeirante (TO) – 17 (terça)
- Tupiratins e Itapiratins (TO) – 19 (quinta)
- Barra do Ouro (TO) – 21 (sábado)
- Goiatins (TO) – 23 (segunda) e 24 (terça)
- Filadélfia (TO) - 26 (quinta) e 27 (sexta)
- Carolina (MA) – 28 (sábado), 29 (domingo) e 30 (segunda)