Pesquisar

Ações Sociais

Com uma política voltada para o desenvolvimento sustentável da região onde a UHE Estreito está implantada, o CESTE investe em ações que promovam a melhoria da qualidade de vida da população local. Ações que vão além das previstas no PBA do empreendimento.

Por meio de parcerias com os governos estaduais e municipais, o CESTE reforçou as áreas de educação, segurança, saúde, meio ambiente e infraestrutura dos municípios alcançados pelo empreendimento.

Desde o início do empreendimento, o CESTE re-aparelhou hospitais, reformou e ampliou postos de saúde, construiu abrigo para idosos e creches para crianças, além de escolas e bibliotecas. Também construiu delegacias, doou viaturas de polícias, ambulâncias, tratores e ônibus escolares.

Além destes benefícios diretos, o CESTE estimula a prática da cidadania, a saúde, a educação, a capacitação profissional, a cultura e o lazer, por meio de projetos sociais de grande alcance nas comunidades.

Projetos realizados pelo CESTE

CESTE Usina Social

CESTE Usina Social

Implantado em 2008, e posteriormente em 2009/2010, o Projeto ofereceu para os moradores de cada município influenciado pela UHE Estreito, atividades de cidadania, como emissão de documentos pessoais, orientações sobre saúde bucal, além de atividades esportivas, de cultura e lazer. Tais atividades foram realizadas simultaneamente, durante um dia, em escola pública de cada município.

 

CESTE Verão

CESTE Verão

Implantado em 2008, e posteriormente em 2011, o Projeto foi realizado nas férias de julho, período conhecido como da Temporada de Praias na Região Tocantina. Nesta época, o CESTE desenvolveu nas praias (naturais e, em sua segunda edição, nas permanentes), atividades de lazer, campanhas educativas de conscientização ambiental e cuidados com a saúde, com distribuição de protetor solar e outros brindes para os banhistas.

Cine CESTE

Cine CESTE

Este projeto consistiu em levar a magia do cinema para as comunidades dos 12 municípios abrangidos pela UHE Estreito. Em sua primeira edição, em 2008, o CESTE levou o cinema na praça da sede dos Municípios de Babaçulândia, Filadélfia, Carolina e Darcinópolis. Já em 2010, em sua segunda edição, a magia do cinema foi levada pelo CESTE por meio de um caminhão, denominado Cinetransformer, que a cada localidade se transformava literalmente em cinema; foram realizadas sessões gratuitas, em que os moradores tiveram a oportunidade de assistir filmes nacionais e internacionais, com direito à pipoca e refrigerante também gratuitos.

Exposições do Arquivo Nacional

Exposições do Arquivo Nacional

Em parceria com o Arquivo Nacional, o CESTE promoveu nos municípios da área de abrangência da Usina de Estreito exposições fotográficas que revelaram momentos importantes da história do Brasil. A primeira exposição, intitulada “50 Anos de Desenvolvimento Nacional”, narrou com fotos em preto e branco o desenvolvimento econômico do Brasil, por meio de imagens de grandes obras nacionais, do início da indústria automobilística e dos primórdios da era da informática. Já a segunda exposição, denominada “Drama e Euforia”, mostrou as principais imagens que marcaram a participação da seleção brasileira de futebol nas Copas do Mundo das décadas de 50, 60 e 70.

Crianças Saudáveis, Futuro Saudável:

Crianças Saudáveis, Futuro Saudável:

Realizado em parceria com a Fundação Suez, o Instituto Alcoa e a ONG Inmed Brasil, o projeto beneficia mais de 14 mil crianças de 197 escolas públicas dos 12 municípios influenciados pela UHE Estreito. O objetivo é reduzir em 50% o nível de infestação por verminoses em crianças. Na fase inicial do projeto, foi realizado um diagnóstico para detectar, por meio de exames, o nível de anemia, baixo peso, vermes e protozoários nas crianças. Assim, remédios contra vermes e sulfato ferroso para combater a anemia foram distribuídos nas escolas.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale Intercement