Pesquisar

Viveiro Florestal

Viveiro Florestal

Em 2008 o Consórcio Estreito Energia implantou nas dependências do antigo canteiro de obras um viveiro florestal, com capacidade de produção de até 100 mil mudas por ano. Por meio da Fundação de Pesquisa e Desenvolvimento - FAPEAD da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, o qual é responsável pelo gestão e operação do viveiro, são produzidas até 71 espécies nativas dos Biomas Cerrado e Floresta Amazônica, através da coleta de sementes das 355 matrizes georeferenciadas e cadastradas na área de influência do reservatório da UHE Estreito.  

A produção de mudas é destinada para restauração ambiental das Áreas de Preservação Permanente - APP do reservatório e recuperação ambiental das áreas degradadas pelo antigo canteiro de obras da UHE Estreito. As mudas também são doadas aos municípios da região, como objetivo de incentivar o paisagismo, educação ambiental, preservação de nascentes e matas ciliares.

Sendo um dos maiores viveiros florestais de mudas nativas da região norte e nordeste, e com papel fundamental para o empreendimento e municípios da região, o viveiro florestal da UHE Estreito, foi reformado em 2016, onde recebeu o nome de Berço da Natureza. Através da convenio firmado entre CESTE e FAPEAD/UEMA o viveiro florestal também tem foco acadêmico, sendo base de pesquisa para os cursos de graduação e pós-graduação da Universidade.

Atualmente o Viveiro Florestal é parte do roteiro de visitas da UHE Estreito, sendo estas passiveis de agendamento por meio do 0800 280 9191 e ou solicitação escrita (Ofício) de visita em um dos nossos centros de informações localizados nos municípios de Carolina Endereço: Praça do Estudante, 482 – Centro, Carolina - MA, CEP – 65980-000 e Estreito Endereço: Avenida Tancredo Neves, 160 A, Centro, Estreito – MA, CEP 65975-000, ambos no Estado do Maranhão

 Viveiro FlorestalViveiro FlorestalViveiro FlorestalViveiro Florestal

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement