Pesquisar

CESTE alerta sobre cuidados necessários próximo a linhas de transmissão e áreas de servidão

#
CESTE alerta sobre cuidados necessários próximo a linhas de transmissão e áreas de servidão

Utilizada para transportar a energia das usinas geradoras até as subestações de distribuição, as Linhas de Transmissão (LT’s) têm níveis de tensão que podem ser iguais ou superiores a 230 kV.

As Linhas de Transmissão são cercadas de uma área de servidão que serve como apoio de segurança para o transporte da energia. Essa área de servidão, é uma faixa de terra e/ou água que rodeia as LT’s e subtransmissão de energia, em que o proprietário dessa área poderá continuar a produzir nela, porém, com certos cuidados para com as redes de energia.

Por exemplo, na faixa de servidão é permitido pastagem nativa, criação de animais e culturas, plantas herbáceas e árvores frutíferas que não ultrapassem 03 metros de altura.

Açudes, cultivo e plantio de cana de açúcar, capim colonião e similares não são permitidos, bem como qualquer espécie de reflorestamento, limpeza da faixa de servidão por meio de processos que possam dar origem a problemas de erosão ou de atividades que modificam o perfil do terreno.

Essas áreas são preliminarmente definidas e determinam a distância de segurança que deve ser mantida da LT’s, assim como o que pode ou não ser realizado nesse terreno.

O CESTE, construtor e gestor da UHE Estreito, é responsável pela Linha de Transmissão 525 Kv Estreito - Imperatriz, que percorre uma distância de 140,1 km, garantindo assim, o fornecimento de energia elétrica até a subestação de distribuição, que realizará o abastecimento de todas as casas, comércios e indústrias da região e do Brasil.

Essa LT abrange oito municípios: Estreito, Porto Franco, Campestre do Maranhão, Ribamar Fiquene, Governador Edison Lobão, Davinópolis, João Lisboa e Imperatriz, todos no estado do Maranhão, sendo composta por 305 torres.

Cabe lembrar que as Linhas de Transmissão recebem uma série de cuidados para sua conservação, sendo fundamental para que ela funcione bem e garanta a transmissão de energia para a sociedade. Para isso, a equipe técnica do CESTE efetua visitas em propriedades para realizar manutenções e garantir que esse trabalho tão importante seja realizado com qualidade. Segurança em primeiro lugar!

Em casos de dúvidas, incidência de queimadas e outras ocorrências que coloquem em risco as LT’s, ligue para o CESTE.

Atendimento CESTE 0800 280 9191 (ligação gratuita)

Sua colaboração é importante!

ATENÇÃO!

É proibido fazer queimadas nas proximidades da Linha de Transmissão!

Alguns agricultores plantam cultura onde a limpeza é realizada por meio de queimadas, portanto é proibido o cultivo dessas culturas em uma distâncias mínima de 15 cm da faixa de servidão.

As queimadas também são provocadas por cigarros acesos jogados próximo as matas e queda de balões na vegetação. O clima da região é propício ao alastramento das chamas, no período de seca, os ventos e os dias ensolarados contribuem muito para o aumento e a propagação dos focos de incêndios.

Isso pode impossibilitar o fornecimento de energia, podendo haver o risco de ser interrompido por causa de incêndio. As queimadas fazem mal ao meio ambiente e à terra e são um perigo para os animais e pessoas próximas.

IMPORTANTE!

Não suba nas torres;

Não tire nos isoladores e sinalizadores;

Não fique próximo a LT em dias chuvosos;

Não solte pipa ou balões próximos a rede da LT;

Não danifique os cabos aterrados das torres da LT;

Não plante árvores de grande porte na área de servidão;

Não passe com aeronaves por baixo ou próximo as redes de LT

 

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement