Pesquisar

Ceste e Sebrae desenvolvem Plano de Oportunidades de Investimentos com cursos de capacitação em Estreito e Carolina

Ceste e Sebrae desenvolvem Plano de Oportunidades de Investimentos com cursos de capacitação em Estreito e Carolina

O Consórcio Estreito Energia (Ceste), em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), está promovendo cursos de capacitação com foco em planos de negócios, que serão realizados nos municípios da área de abrangência da UHE Estreito. Em Estreito, três áreas foram identificadas com potencial para investimento no município: agricultura urbana, artesanato e negócios em área urbana. Serão oferecidas capacitações nessas áreas para elaboração de planos de negócios.

A gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, explica que a proposta desses cursos surgiu após reuniões com moradores, entidades de classe e associações locais e que visa garantir qualificação com geração de renda. “O maior objetivo das capacitações é despertar os participantes para o empreendedorismo com a potencialização de atividades já desenvolvidas”, disse Cassandra lembrando que é possível tornar atividades de subsistência, como a agricultura urbana em oportunidades de negócio e melhoria da renda familiar.

Para Gildeane Santos, que trabalha em um cartório no município de Estreito, a oportunidade de participar dos cursos lhe deu novo ânimo para realizar um antigo sonho: se tornar uma microempresária. “Participei do curso de artesanato e descobri que com vontade e dedicação tudo é possível. Não tinha tido oportunidade desse aprendizado antes, agora tenho certeza que conseguirei atingir meu objetivo”, disse Gildeane que, juntamente aos demais participantes do curso, foi incentivada a abrir uma cooperativa.

A consultora do Sebrae, Franceli Feitosa, explica que os cursos consistem em quatro etapas: sensibilização; pesquisa mercadológica; elaboração de projetos e consultoria de viabilidade. “O primeiro passo é fazer as pessoas enxergarem as oportunidades de negócio, depois a estruturar melhor as idéias e, por fim, orientamos de que forma executá-las, prestando também consultoria após o início das atividades”, disse.

Os cursos são realizados em atendimento ao Subprograma de Elaboração de Plano de Oportunidades de Investimento e Fomento às Atividades Locais, desenvolvido pelo Ceste.

Em Carolina, a solenidade para apresentação do Plano de Oportunidades de Investimentos ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Serão oferecidos aos interessados oito cursos, sendo eles: Apicultura, Agricultura Urbana, Piscicultura, Negócios em Área Urbana, Frutas do Cerrado, Viveiros de Produção de Mudas de Plantas Nativas, Turismo e Artesanato. O início dos cursos está previsto para amanhã, dia 16 de junho.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement