Pesquisar

Meio Ambiente

Meio Ambiente

O compromisso ambiental de uma organização empresarial vai além da estrita observância da legislação ambiental. Para o CESTE, a Responsabilidade Social e Ambiental é uma das diretrizes que serve de orientação para o próprio negócio e se expressa por meio de ações vinculadas às operações empresariais.

Em todas as fases do projeto de implantação da Usina Hidrelétrica Estreito, além do cumprimento da legislação ambiental em vigor no Brasil, o CESTE teve como prioridade a elaboração de programas e ações sociais e ambientais, dirigidos para o desenvolvimento sustentável dos municípios envolvidos pelo empreendimento.

Os programas ambientais da UHE Estreito foram desenvolvidos com base em critérios como conservação ambiental, investimentos nos recursos naturais, valorização do conhecimento e da cultura regional e promoção da sustentabilidade social e econômica.

Eles envolveram ações na área de monitoramento e gerenciamento ambiental, manejo de recursos hídricos, conservação da fauna e da flora, educação ambiental, saúde, remanejamento populacional, apoio às atividades comerciais e de serviços, fomento às atividades produtivas locais, turismo, cultura, urbanização, segurança pública, entre outras.

Todos os programas ambientais da UHE Estreito estão detalhados no Projeto Básico Ambiental (PBA) do empreendimento.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale Intercement