Pesquisar

XIV Prêmio LIF 2015

XIV Prêmio LIF 2015

Desenvolvido em parceria com a Associação de Produtores Rurais de Palmeirante e a Associação Bezerra de Morais, que atuam respectivamente nos municípios de Palmeirante/TO e Carolina/MA, o Projeto Cerrado Doce relatou o sucesso alcançado por duas iniciativas do CESTE, lançadas com o objetivo de fortalecer a apicultura na região: o Entreposto de Mel e a Casa do Mel da Solta. Ao todo, a empresa investiu cerca de R$ 1 milhão na construção e montagem dos dois postos de beneficiamento de mel, além de repassar materiais e equipamentos para produção e coleta de mel, capacitação de apicultores e entrega de veículos para possibilitar o escoamento da produção.

Inaugurados no segundo semestre de 2013, os dois projetos apresentaram resultados expressivos: 49 famílias diretamente beneficiadas, 68 apicultores capacitados, 17 toneladas de mel produzidas e comercializadas até 2015, além de oito municípios do entorno da Usina que utilizam as estruturas construídas.

Diante dos bons resultados o CESTE conquistou em 2015, o segundo lugar na categoria “Apoio às Comunidades Locais” do Prêmio LIF (Liberdade, Igualdade e Fraternidade), promovido anualmente pela Câmara de Comércio Brasil-França. 

XIII Prêmio LIF 2014

XIII Prêmio LIF 2014

Preocupados com a preservação da Arara Azul Grande em sua área da UHE Estreito, o CESTE desenvolveu o programa de monitoramento desse psitacídeo, com ações que contemplam desde o estudo da biologia comportamental e reprodutiva, até o mapeamento e georreferenciamento de ninhos em paredões rochosos por meio de técnicas de rapel, incluindo ainda identificação dos principais itens alimentares, microchipagem de filhotes e adultos e análise genética por meio de coleta de sangue.O programa de preservação e monitoramento da Arara Azul Grande contribuiu para um importante aumento populacional destas aves, passando de 84 indivíduos na época pré-enchimento do reservatório da usina, para 244 indivíduos na etapa final do monitoramento, além do aumento do registro de ninhos com ovos e filhotes, o que culminou no reconhecimento pela Câmara de Comércio Brasil-França, que premiou o projeto com o XIII Prêmio LIF (Liberdade, Igualdade e Fraternidade). Um outro presente para o CESTE, ainda em 2014, foi a retirada da Arara-Azul-Grande da lista de espécies ameaçadas de extinção o que fortaleceu e comprovou ainda que nossas ações estão seguindo para um caminho certo, e que elas serviram efetivamente um resultado de crescimento para a avifauna brasileira.

XI Prêmio LIF 2012

XI Prêmio LIF 2012

O Consórcio CESTE, em parceria com a ONG INMED e a empresa Johnson & Johnson, realizou o programa Crianças Saudáveis, Futuro Saudável na área de influência da usina. Ele foi aplicado em 12 municípios, beneficiando cerca de 15 mil crianças em 197 escolas municipais, abrangendo ainda 1.020 professores, 342 merendeiras e 3,8 mil famílias. O projeto consistiu no tratamento de parasitoses intestinais e deficiências nutricionais, educando os alunos sobre práticas adequadas de higiene, saneamento e saúde. Envolveu ainda a criação de hortas escolares e o aumento do acesso à água potável nas escolas e casas por meio de filtração solar. Os resultados obtidos, em dois anos, foram significativos e o projeto ganhou o XI Prêmio LIF, concedido pela Câmara de Comércio França Brasil a empresas que praticam a responsabilidade social. O índice de crianças anêmicas, por exemplo, caiu de 53,4% para 7,9%. A incidência parasitológica no grupo também sofreu uma forte queda, de 55,57% para 4,31% e o índice de peso baixo, que era de 32%, caiu para 25%.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale Intercement