Pesquisar

SEGURANÇA NO TRABALHO É TEMA DA PRIMEIRA ‘PARADA GERAL’ DE 2020 NA USINA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO.

#
SEGURANÇA NO TRABALHO É TEMA DA PRIMEIRA ‘PARADA GERAL’ DE 2020 NA USINA HIDRELÉTRICA DE ESTREITO.

A segurança no trabalho é uma ciência que abrange diversas áreas e tem como foco principal garantir a segurança e prevenir acidentes de trabalho, tornando-se indispensável para o bem-estar dos profissionais. Pensando nisso, o Consórcio Estreito Energia – CESTE e Engie por meio do Setores de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) com apoio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realizaram a primeira Parada Geral de 2020, evento que reúne todos os colaboradores da Usina Hidrelétrica de Estreito (UHE) para um diálogo sobre medidas de segurança, além de apresentar os resultados dos últimos anos.

Alguns dos temas abordados nos treinamentos oferecidos no cotidiano da Usina são: direção defensiva, primeiros socorros, espaço confinado, trabalho em altura, NR-12 e combate a incêndio. De acordo com o gerente geral da unidade, João Rezek, a intenção é que todos os incidentes sejam zerados: “Realizamos a Parada Geral para disseminar o valor da segurança para os colaboradores, criar um ambiente de reflexão, diálogo, de debate e fortalecer a cultura da segurança dentro do nosso ambiente de trabalho, buscando não apenas bons índices, mas sim zerar qualquer tipo de acidente”, pontua.

A Usina dispõe de ferramentas de sistema de gestão para receber contribuições, registros de situações de risco e sugestões de melhorias que são analisadas pelas equipes técnicas.

Dependendo do grau de emergência, essas solicitações são imediatamente implantadas, independente do planejamento orçamentário: “Se o problema está colocando uma equipe em risco, ou a atividade é suspensa, ou é adaptada para que possa ser cumprida em segurança”, completa o Gerente geral.

Um dos colaboradores que participaram da reunião, Tarcísio Teixeira, da Karajá Ambiental, empresa parceira do CESTE, acredita que momentos como esses são imprescindíveis para o desenvolvimento de uma boa rotina de trabalho: “Assim, podemos aprender a ter mais cuidado enquanto estamos trabalhando, para que não aconteçam acidentes com a gente e com nossos colegas”.

Marcos Roberto Castanheira, gerente regional da Engie, e coordenador das usinas de São Salvador do Tocantins e Cana Brava em Goiás, reafirma o compromisso com a segurança e saúde dos colaboradores. “Nós somos uma empresa de Geração de Energia, mas nós não podemos gerar energia a qualquer custo. Em primeiro lugar está a saúde e segurança das pessoas. Nosso plano de meta hoje, dentro da escala de prioridade para nós, é a segurança. A credito que realmente ocorre conscientização dos trabalhadores. Temos que fazer investimentos em palestras e ampla comunicação sobre saúde e segurança. E os trabalhadores precisam fazer a sua parte comportamental”.

gere parad.png

parada segura.png

pessoas parada.png

 

 

 

 

 

 

 

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement